Rituais familiares: danos ou benefícios?

Festa festiva, churrasco no país, tortas tradicionais da avó – parece que esses rituais unem a família. Mas e se eles se sobreviveram? Se não houver mais proximidade por trás deles? Como determinar quando os rituais são necessários e, quando é hora de abandoná -los, lidamos com o psicoterapeuta da família Alexandra Kabalevskaya.

O que imaginamos quando ouvimos a frase “família perfeita”? Pai, mãe, filhos e avó na mesma mesa, sorrisos, conversas, presentes, férias. Bolas ou árvores de Natal, tortas, rostos felizes e roupas brilhantes. No entanto, nem sempre as reuniões tradicionais no círculo familiar são acompanhadas de risadas alegres e amor abrangente. Frequentemente a unidade dos membros da família – apenas visibilidade. Então, como você pode entender se deve abandonar o ritual ou continuar a se reunir?

5 sinais de rituais úteis

1. Alegria

O principal sinal é que o ritual da família é necessário e útil para toda a família. Desde que, é claro, que a alegria seja experimentada não apenas pelo organizador e inspirador, mas também por outros parentes. Se estamos falando de corte articular de abóbora, jantar diário ou artesanato de outono de castanhas – essa ação deve ser desejável para todos os seus participantes.

Se a mãe com alegria colecionar castanhas com uma mão, a outra tece renda de abóbora com uma faca e fantasia, e as crianças e o pai olham para o relógio com saudade, então isso não é sobre o ritual, mas sobre o agradável hobby da mãe, que involuntariamente inclui o resto. Se esse for precisamente o seu caso, você não deve se apegar a esse esquema, é melhor deixar a família ir para a vontade. Quem sabe, de repente um novo ritual aparecerá de repente – por exemplo, uma exposição familiar regular de talentos.

2. Autenticidade

O ritual é útil quando combina com uma família específica. Quando a coisa principal não é uma imagem brilhante nas redes sociais, não aprovação pública, mas um desejo sincero de fazer algo juntos. É muito importante não perseguir rituais para o bem de belas fotos ou a marca “feita” na lista de verificação. Os rituais se tornam úteis quando toda a família acredita neles quando gostam e estão perto de todos. E aqui é importante ser honesto com você. Admita que é hora de revisar hobbies ou tradições.

Por exemplo, um homem, tendo criado uma família, sonhou que logo teria um filho com quem eles viriam, rigoroso e rafting em caiaques. Mas a garota nasceu, e ele inesperadamente descobriu que realmente não gosta de ver e planejar. Mas ele gosta de organizar as classes de mestrado culinária, então agora uma preparação conjunta de jantar ou café da manhã é um ritual familiar agradável.

3. Pontualidade

O ritual da família não pode ser arrancado da vida prática da família e deve corresponder ao estágio em que a família está localizada atualmente. Por exemplo, uma vez por muito tempo, jovens cônjuges sem filhos toda sexta -feira foram visitar os amigos para jogar a máfia e outros jogos de tabuleiro até a manhã.

E então eles tinham gêmeos, e a tradição teve que abandonar. Mas, para não perder a intimidade, um senso de unidade, juventude e liberdade, eles encontraram a oportunidade de organizar o café da manhã com os mesmos amigos no centro da cidade, mas sem crianças com quem a avó ou babá concordaram em sentar -se para um casal de horas.

4. Flexibilidade

Os rituais têm uma propriedade útil de enriquecer a vida da família, eles podem dar uma sensação de proximidade emocional. Mas para isso eles devem ser tecidos na vida familiar. Por exemplo, o filho quebrou a perna e não foi possível ir assistir a Starfall. Tal incômodo não se tornará uma tragédia se você praticar uma abordagem flexível para os rituais.

Afinal, você pode organizar uma projeção do céu estrelado no teto, espalhar os cobertores no chão e contar histórias terríveis. É importante lembrar por que a família precisa desse ritual em particular para poder, se necessário, criar outra coisa, mas não menos interessante.

5. Antecipação

Talvez este seja um dos principais indicadores do ritual útil para a família – está esperando por toda a família, é valioso e significativo para todos. Se eles estão esperando por ele, significa que, provavelmente, ele não substitui outras tarefas e benefícios trabalhando na proximidade emocional da família e seu desenvolvimento no estágio atual. Então, se você precisar verificar o ritual em busca de utilidade, pergunte a si e aos membros de sua família, que tradições dão mais alegria e o que você espera com prazer especial.

5 sinais de rituais nocivos

1. Necessidade

Uma coisa é correr para sua avó para panquecas aos domingos, é

genérico viagra

completamente diferente ir até ela, porque é necessário. Como resultado, parentes que não suportam se reúnem à mesa, mas são obrigados a visitar seu pequeno calvário. Eles jura. O que fazer? Se você não pode ficar sem visitas à avó, pode alterar a composição e a regularidade das visitas, por exemplo, para viajar em dias diferentes, com aqueles que são agradáveis ​​para você, ou até mesmo tentar substituir as reuniões para telefonemas.

2. Substituição

Se a família tem rituais para todas as ocasiões e a abolição de qualquer um deles é um desastre, este é um sinal alarmante. É possível que a família se apegue aos rituais, porque eles são a única coisa que mantém todos juntos. O que fazer? Realize uma auditoria de rituais, aumente o tempo de lazer livre e, em alguns casos, você pode ir a uma reunião com um psicólogo para descobrir quais buracos em um relacionamento você está tentando corrigir com rituais.

3. Mitologização

Acontece que os rituais não funcionam nas tradições e valores da família, mas para criar algum tipo de imagem ou lenda sobre você. Por exemplo, uma sessão de fotos obrigatória de Ano Novo, que metade da família vai para a execução, e a outra metade consegue brigar sobre o assunto de quem deveria ficar em pé e como sorrir, e “Por que Pedro está novamente no quadro , como eles concordaram ”.

Se uma sessão de fotos ritual for feita apenas para postar fotos em redes sociais e convencer a todos e a si mesmo de que você tem tudo como pessoas, então esse ritual é prejudicial. O que fazer? Verifique a si mesmo com alegria – você teria feito esta sessão de fotos se não precisasse demonstrar o resultado do público em geral? E quem é neste caso o destinatário do ritual – você ou um censor externo desconhecido? Se a resposta for negativa para a primeira pergunta e o destinatário do ritual não for você, encontre um substituto de que você apreciará toda a família.

4. Repressão

O ritual é uma questão voluntária. Portanto, medidas punitivas, ressentimento e escândalos para o fracasso não são a melhor maneira de preservar a tradição. Se a filha adulta sair para comemorar o ano novo com os amigos, em vez de comer Olivier a noite toda e assistir TV com os pais, isso não significa que ela protesta contra algo ou não gosta mais de mamãe e papai. Provavelmente, isso é um sinal de que o ritual anterior não é adequado para todos. Você não deve privar o adolescente de dinheiro do bolso para isso, é muito melhor mudar o próprio ritual.

5. Inércia

Não se apegue aos rituais usuais apenas para preservá -los. Se as crianças de cinco anos ficarem felizes em colar guirlandas com seus pais por várias ocasiões, os filhos de 18 anos raramente fazem isso com o mesmo entusiasmo. Portanto, para não perder o momento, vale a pena revisar o conceito de rituais de tempos em tempos.

É necessário não preservar o próprio ritual, mas a ideia de que ele carrega em si mesmo. Se o principal é passar um tempo juntos, você pode substituir a criação de guirlandas pela compilação de um jornal da família, preparando um álbum de fotos final, esqui, Secret Papai Noel, afinal. Ou deixe os membros da família entrarem completamente em natação gratuita e, depois de um tempo, se reúnam e contem um ao outro que estava se preparando para o feriado.

Join Us